quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Benfica à Benfica

Em grande! É o único comentário possível à forma como o benfica cilindrou o Everton. Aliás à imagem daquilo que tem feito ao longo desta época, com excepção do jogo na Grécia.
Este é de facto um Benfica renascido das cinzas. E não havia melhor altura para isto acontecer. Com a crise que o país vive e a instabilidade que ainda está para vir, este Benfica vem mesmo a calhar para animar o país. E verdade seja dita, é a única equipa e talvez a única entidade a nível nacional a conseguir mecher com tudo e todos. Os ditos 6 milhões são talvez mais, porque há muito pouca gente que seja indiferente ao Benfica. Sobretudo quando está muito mal ou quando está muito bem, como é o caso.

Jesus, o Jorge, é um dos responsáveis por esta mudança. A sua reconhecida méstria táctica, as aquisições e dispensas acertadas e a sua capacidade de liderança têm levado a bom porto. Mas o sucesso não se deve unicamente ao treinador e aos milionários jogadores que o benfica tem conseguido contratar. No meu ponto de vista, a organização do benfica tem sido a chave para o sucesso. Em primeiro lugar, a responsabilização do treinador naquilo que diz respeito à gestão do plantel. Ou seja, Jesus tem no benfica um raio de acção e uma preponderância ao nível daquilo que se vê lá fora, principalmente em Inglaterra, e que só em sonhos seria possível noutros clubes portugueses. Em segundo lugar, um importante distanciamento da parte administrativa da parte técnica. Coisa que não se via anteriormente, com Filipe Vieira muito (demasiado) activo nas decisões técnicas. E, por último, aquilo que quanto a mim foi uma excelente correção relativamente à época passada. A posição de Rui Costa. Por aquilo que era dado a ver, com Quique, Rui Costa intervinha demasiado. Até nos jogos, a sua presença não era de um simples director desportivo. Parece-me que para esta época houve um reajuste, e raramente temos visto Rui Costa perto do banco nos jogos, deixando mais espaço para as pessoas que têm de fazer esse trabalho que não é o dele.

É com grande entusiasmo que vejo este Benfica. O futebol é que sai a ganhar!

FR

Sem comentários:

Enviar um comentário